,

Notícias »Política

06/05/2017 às 17:26


Bispos do Brasil alertam para o risco de neofascismo tomar conta do país


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota nesta sexta-feira, na qual denuncia, abertamente, a ruptura da democracia no país. O presidente de facto, Michel Temer, chegou ao poder por meio de um golpe parlamentar, arquitetado por políticos corruptos, e implanta uma agenda rejeitada pela quase totalidade da população brasileira, alertam os bispos católicos.

 

“O Estado democrático de direito, reconquistado com intensa participação popular após o regime de exceção, corre riscos na medida em que crescem o descrédito e o desencanto com a política e com os Poderes da República cuja prática tem demonstrado enorme distanciamento das aspirações de grande parte da população”, diz texto lido nesta quinta-feira, 4, pelo secretário-geral da CNBB, Leonardo Ulrich Steiner, durante encerramento da 55.ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP).

A CNBB também fez um alerta para o risco de o neofascismo ser implantado no país:

“Desconsiderar os partidos e desinteressar-se da política favorece a ascensão de ‘salvadores da pátria’. E o surgimento de regimes autocráticos”, diz a nota.

Bispos de dioceses na maioria dos Estados brasileiros apoiaram a convocação da greve geral. Eles também têm integrado a luta contra o golpe de Estado. Com o posicionamento da CNBB, aumenta a dificuldade para o atual grupo se manter na ocupação do Palácio do Planalto.

 

Por: Redação Brasília


Mais sobre »Política

  • Rosinha Garotinho é condenada à perda dos direitos políticos por cinco anos

    11/05/2017

    Ela e seu ex-secretário de Comunicação Social foram condenados por improbidade administrativa e deverão ressarcir o governo estadual

    »Política

  • Janot diz que não cabe ao Supremo analisar proposta da Previdência

    07/05/2017

    Em parecer encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defende o não conhecimento da ação que questiona a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, sobre a reforma da Previdência.

    »Política

  • Brasil saqueado

    06/05/2017

    O Estado brasileiro foi saqueado pelas quadrilhas políticas, bilhões de reais de propina distribuídos com políticos, partidos e dirigentes de estatais pelas empresas que ganhavam concorrência com superfaturamento.

    »Política

  • Bispos do Brasil alertam para o risco de neofascismo tomar conta do país

    06/05/2017

    Em nota, a CNBB denuncia a ruptura da democracia no Brasil e alerta para o avanço da ultradireita fascista Por Redação – de Brasília

    »Política

  • Crivella tem 62% das intenções de votos e Freixo 38%, aponta Datafolha

    07/10/2016

    Diferença é 24 pontos, segundo os votos válidos, critério usado pela Justiça Eleitoral para determinar o vencedor da eleição, quando são excluídos o percentual de brancos, nulos e indecisos

    »Política

  • Cenário confuso para o segundo turno no Rio deixa Crivella isolado na liderança

    27/09/2016

    Além da liderança de Crivella, a pesquisa mostra, ainda, a troca de posições em relação à última pesquisa entre Pedro Paulo (PMDB) e Marcelo Freixo (PSOL), com 11% e 10% respectivamente. Os dois, porém, seguem empatados com Jandira Feghali (PCdoB)

    »Política


Web Rádio JB Rio FM Copyright © 2017 - Desenvolvido por Guaracast