,

Notícias »Política

27/09/2016 às 20:14


Cenário confuso para o segundo turno no Rio deixa Crivella isolado na liderança


 

Por Redação – do Rio de Janeiro

A divulgação de nova rodada de pesquisas, na manhã desta terça-feira, mobilizou os candidatos que concorrem à prefeitura do Rio. Segundo aferiu o Instituto Datafolha, a disputa pela última vaga no segundo turno segue acirrada, com cinco concorrentes. O senador Marcelo Crivella (PRB) permanece na liderança, com 29% das intenções de voto. Já havia chegado a 31% na última aferição.

A pesquisa mostra, ainda, a troca de posições em relação à última pesquisa entre Pedro Paulo (PMDB) e Marcelo Freixo (PSOL), com 11% e 10% respectivamente. Os dois, porém, seguem empatados, segundo as regras da medição. Pedro Paulo oscilou positivamente dois pontos, dentro da margem de erro. Freixo, por sua vez, manteve a taxa registrada na última quinta-feira.

Ambos permanecem no empate técnico com Jandira Feghali (PCdoB) e Flávio Bolsonaro (PSC), cada um com 7%. Em apenas 72 horas, Jandira teria caído 3 pontos. A candidata espera renovar o ânimo de sua campanha, na preferência do eleitor, após o comício de encerramento. Jandira realizou, com o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu comício de encerramento em Bangú, na Zona Oeste do Rio.

O deputado Carlos Roberto Osório (PSDB) aparece pela primeira vez em um possível segundo lugar ao atingir 6%. Segundo o Datafolha, ele oscilou positivamente dois pontos em relação ao último levantamento. Osório trocou de posição com Índio da Costa (PSD) que, dessa vez, aparece com 5%, contra 6% no estudo anterior.

A pesquisa, feita nesta segunda, entrevistou 1.144 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.

Níveis de rejeição

Segundo a pesquisa, houve um aumento na rejeição a Crivella. A taxa subiu de 21% para 25%, segundo o Datafolha. O senador tem sido alvo de ataque em razão de sua ligação com a Igreja Universal, da qual é bispo licenciado. O candidato no topo da lista numérica da rejeição ainda é Pedro Paulo.

Dados do instituto mostram que 29% dos eleitores jamais votariam no ex-secretário do prefeito Eduardo Paes. Os níveis oscilaram negativamente dois pontos percentuais em relação à última pesquisa, há uma semana. Com esse panorama, Crivella lidera, em todos os cenários de segundo turno pesquisados pelo instituto.

A pesquisa aponta que a disputa mais difícil ocorreria conta Índio da Costa. Neste cenário, ainda que improvável, o candidato do PRB ganharia com 49% dos voto, contra 30% do adversário. Contra Bolsonaro seria o contrário. Crivella chegaria com 51% contra 22% do candidato do PSC.

Por: C & B


Mais sobre »Política

  • Rosinha Garotinho é condenada à perda dos direitos políticos por cinco anos

    11/05/2017

    Ela e seu ex-secretário de Comunicação Social foram condenados por improbidade administrativa e deverão ressarcir o governo estadual

    »Política

  • Janot diz que não cabe ao Supremo analisar proposta da Previdência

    07/05/2017

    Em parecer encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defende o não conhecimento da ação que questiona a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, sobre a reforma da Previdência.

    »Política

  • Brasil saqueado

    06/05/2017

    O Estado brasileiro foi saqueado pelas quadrilhas políticas, bilhões de reais de propina distribuídos com políticos, partidos e dirigentes de estatais pelas empresas que ganhavam concorrência com superfaturamento.

    »Política

  • Bispos do Brasil alertam para o risco de neofascismo tomar conta do país

    06/05/2017

    Em nota, a CNBB denuncia a ruptura da democracia no Brasil e alerta para o avanço da ultradireita fascista Por Redação – de Brasília

    »Política

  • Crivella tem 62% das intenções de votos e Freixo 38%, aponta Datafolha

    07/10/2016

    Diferença é 24 pontos, segundo os votos válidos, critério usado pela Justiça Eleitoral para determinar o vencedor da eleição, quando são excluídos o percentual de brancos, nulos e indecisos

    »Política

  • Cenário confuso para o segundo turno no Rio deixa Crivella isolado na liderança

    27/09/2016

    Além da liderança de Crivella, a pesquisa mostra, ainda, a troca de posições em relação à última pesquisa entre Pedro Paulo (PMDB) e Marcelo Freixo (PSOL), com 11% e 10% respectivamente. Os dois, porém, seguem empatados com Jandira Feghali (PCdoB)

    »Política


Web Rádio JB Rio FM Copyright © 2017 - Desenvolvido por Guaracast